Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra do Osso

Ampliar imagem Pedra do Osso
Vivian Telles no topo da Pedra do Osso. Foto: Moisés Miranda.
Mapa do acesso. Fonte: www.sagatranscarioca.com
Pedra do Osso
Cadastrada por: Luciano Bender, em 15-07-2020 às 23:12
Descrição: Com cerca de 20 metros de altura, este pontão rochoso está localizado no Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro do Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Sua formação é bastante peculiar, assemelhando-se a um osso tal como o próprio nome sugere, equilibrado sobre um platô de pedra.

Características técnicas da trilha:

. Tempo médio de caminhada: 1h30 min (ida)
. Extensão: 4.800 metros;
. Atitude máxima: 524 metros;
. Grau de dificuldade da trilha: moderado;
. Horário de visitação: 8h às 17h;
. Camping: não tem área de camping;
. Entrada: gratuita;
. Sinalização: a trilha está bem marcada pela Transcarioca.
Como chegar à base: A trilha começa na subsede de Piraquara, localizada no final da rua do Governo, em Realengo. A melhor opção para se chegar lá é pegar um trem até a estação de Realengo e procurar a Avenida Santa Cruz. Lá tem várias opções de linhas de ônibus que o deixam na Rua do Governo, tais como a 391, 741, 742 e a 751. Outras linhas como a 801, que vem da Taquara; e a 794, que vem de Madureira, também passam por esta rua.

Nenhuma das linhas vai até o final da rua. Então é importante ficar atento e saltar assim que o ônibus sai desta rua.

Caminhe até o final e logo você estará no núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca.

Do portão até a subsede do Parque, que é o ponto de partida deste trecho, são mais 500 metros de caminhada por uma estrada de paralelepídos.

Por trás do edifício da subsede se inicia o grande aqueduto do Barata. Para acessar a trilha, deve-se percorrê-lo até o final.

Ao final do aqueduto, temos que tomar a trilha que desce à direita e que logo começa a subir em meio à mata.

A entrada para a Pedra do Osso é acompanhada por uma plaquinha e está localizada ao lado de um sítio. Tome o cuidado para não entrar nele e continue subindo à direita entre o capim.

Você vai passar por muitas pedras pelo caminho, sendo que é possível galgar muitas delas para se ter uma visão mais abrangente dos arredores.

A subida é cheia de curvas e bem acentuada. Com cerca de 300 metros após o sítio, a trilha cruza uma caixa d’água. Continue seguindo em frente.

Cem metros adiante se chega a uma bifurcação onde deve se tomar o caminho da esquerda. Neste trecho fica muito difícil de se perder, pois a todo o tempo tem-se a visão da Pedra do Osso.

Mais 100 metros de subida e chega-se a uma última bifurcação onde se toma curta subida em meio ao capinzal à direita, para alcançar o platô da impressionante Pedra do Osso.